Sobre a Revista
Breve Histórico
A Floresta e Ambiente (FLORAM) é um periódico científico publicado pelo Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A revista foi criada em 1994 pelos docentes do Instituto de Florestas da UFRRJ. Desde sua criação, foram publicados volumes anuais sem interrupções, com edições anuais únicas entre 1994 e 2002, bimestrais entre 2003 e 2010, e trimestrais a partir de 2011. Em 2012, passou a integrar a coleção SciELO Brasil e, em 2015, adotou o sistema de submissões ScholarONE. Desde o ano de 2017, possui um fluxo contínuo de publicações. A partir de 2018, os seus artigos passaram a ser publicados exclusivamente em língua inglesa.
A Floresta e Ambiente busca contribuir para a vanguarda da Ciência Florestal, mediante a publicação de artigos que evidenciem mérito científico e conteúdo inovador.
Métricas
- CiteScore (Scopus - 2024): 1.8
- Journal Impact Factor (Clarivate - 2024): 0.4
- SJR (Scimago - 2024): 0.257
- H5-index (Google Scholar - 2024): 15 (17ª colocação no ranking mundial em Wood Science & Technology)
- Qualis Capes: B2
Acesso Aberto
A Floresta e Ambiente segue o modelo de Acesso Aberto (Open Acess), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.
O acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.
Conformidade com a Ciência Aberta
Este periódico segue o modelo Gold Open Access e sua política editorial se alinha ao modus operandi da Ciência Aberta.
Nesse escopo, artigos submetidos à revista devem apresentar uma declaração de disponibilidade dos dados de pesquisas que subsidiam o texto (Ver detalhes na seção Dados Abertos) e aceita-se trabalhos previamente depositados em servidores Preprints confiáveis (Ver detalhes na seção Preprints). O nome do Editor Associado responsável pelo processo de revisão dos artigos submetidos também é tornado público. A FLORAM não adota medidas mais avançadas de abertura do peer review, mas solicita que seus autores se manifestem sob o tema por meio do Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, item obrigatório a toda submissão.
Ética na Publicação
A FLORAM mantém elevados padrões éticos sobre suas publicações e escolhe revisores independentes e qualificados para realizar uma revisão imparcial, buscando sempre a crítica construtiva e profissional.
A revista adota normas éticas aceitas pela comunidade científica internacional, segue as recomendações da SciELO contidas no Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica, apoia as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), e espera o mesmo entendimento de editores, revisores e autores.
Foco e Escopo
São aceitos somente os artigos que se enquadrem em alguma das quatro grandes áreas temáticas da Ciência Florestal:
- Silvicultura - ex: Dendrologia; Genética e Melhoramento Florestal; Sementes e Viveiros Florestais; Nutrição Florestal; Fisiologia Florestal; Solos Florestais; Proteção Floresta.
- Manejo Florestal - ex: Dendrometria e Inventário Florestal; Economia Florestal; Mecanização e Colheita Florestal; Geoprocessamento; Política e Legislação Florestal; Planejamento e Otimização Florestal; Logística e Transporte Florestal; Certificação.
- Ciência e Tecnologia da Madeira - ex: Anatomia e Identificação de Produtos Florestais; Propriedades e Qualidade da Madeira; Secagem da Madeira; Tratamento da Madeira; Processamento Mecânico da Madeira; Química da Madeira; Tecnologia de Celulose e Papel; Tecnologia de Chapas; Energia de Biomassa Florestal; Biorefinarias.
- Conservação da Natureza - ex: Conservação de Áreas Naturais; Ecologia de Ecossistemas Florestais; Florestas Urbanas; Recuperação/Restauração de Áreas Degradadas; Biodiversidade Florestal; Incêndios Florestais; Hidrologia Florestal; Manejo de Bacias Hidrográficas.
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Fontes de Indexação
- Agrícola - National Agricultural Library
- AGRIS - International Information System for the Agricultural Sciences and Technology
- AGROBASE - Coordenação de Informação e Documentação Agrícola- MAPA
- CAB Abstracts - Centre for Agriculture and Bioscience International (CABI)
- DOAJ - Directory of Open Access Journals
- Google Scholar
- I2OR - International Institute of Organized Research
- Latindex - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
- SciELO - Scientific Electronic Library Online
- Scimago Journal & Country Rank – SJR
- Scopus - Elsevier
- Web of Science - Clarivate
Ficha Bibliográfica
- Título do periódico: Floresta e Ambiente
- Título abreviado: Floresta Ambient.
- Publicação de: Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Seropédica/RJ.
- Periodicidade: Trimestral
- Modalidade de publicação: Publicação Contínua
- Ano de criação do periódico: 1994