25APR

FLORAM receives Impact Factor

We are pleased to announce that FLORAM has received its first impact factor rating in the 2022 Journal Citation Reports (JCR).

Now FLORAM has the highest impact factor among Brazilian Forest Sciences journals.

Floresta e Ambiente
https://www.floram.org/article/588e220ae710ab87018b461b
Floresta e Ambiente
Original Article

Avaliação genética de progênies de Leucaena leucocephala [(Lam.) De Wit] em área da reserva indígena, em Caarapó, MS

Costa, Reginaldo Brito da C.; Resende, Marcos Deon V. de; Contini, Adriana Zanirato; Roa, Raul Alffonso R.; Martins, Wagner José

Downloads: 1
Views: 1141

Abstract

O presente trabalho objetivou estimar parâmetros genéticos e avaliar o desempenho das progênies (linhagens) de Leucena leucocephala [(Lam.) De Wit], com vistas à seleção do melhor material genético, para uso em diversos sistemas de produção. Trinta linhagens foram plantadas em forma de teste de progênie na Reserva Indígena Kaiowá e Guarani, em Caarapó/MS, sob delineamento de blocos ao acaso, com cinco repetições e dez plantas por parcela. Aos 13 meses de idade, foram avaliados os caracteres: altura total da planta e diâmetro do coleto. Os resultados demonstraram haver baixa variabilidade genética para os caracteres estudados, o que sugere que as 30 progênies podem ser oriundas de uma ou poucas linhagens ou cultivares. As estimativas de herdabilidades individuais foram de baixas magnitudes (3,38% a 5,13%) para os caracteres estudados. As herdabilidades da média de linhagens apresentaram moderadas magnitudes e podem proporcionar progressos genéticos consideráveis em resposta à seleção. Os resultados obtidos permitiram identificar as 4 melhores linhagens, porém para a continuidade do programa de melhoramento é necessário ampliar a base genética do material.

Keywords

Melhoramento florestal, parâmetros genéticos, ganho genético
588e220ae710ab87018b461b floram Articles
Links & Downloads

FLORAM

Share this page
Page Sections