Floresta e Ambiente
https://www.floram.org/instructions
Floresta e Ambiente

Instruções e Políticas

Política editorial

Preprints

A submissão de preprints é aceita a partir dos seguintes servidores: SciELO PreprintsarXiv e bioRxiv. A aceitação de preprints de outros servidores será submetida a uma análise pelos editores do periódico.

Processo de avaliação por pares

Todos os artigos submetidos à apreciação são inicialmente avaliados pelo Editor Chefe, que procede ao julgamento do respectivo mérito científico e enquadramento no escopo da revista. Após aprovação preliminar do artigo, é selecionado um Editor Associado para conduzir o peer review. Esse Editor Associado, após avaliar o mérito científico do artigo, irá selecionar um conjunto de especialistas no assunto e convidá-los para revisar o material. Por norma, o Editor Associado solicitará dois pareceres para fundamentar a sua recomendação, contudo, reserva-se o direito de selecionar um número diferente de pareceristas. Na eventualidade de o Editor Associado considerar que o trabalho apresenta uma falta de mérito científico substancial, poderá optar por fazer sua recomendação sem recorrer a avaliadores externos. A decisão do Editor Chefe será tomada com base na Recomendação do Editor Associado e, em menor peso, com base nos pareceres gerados pelo processo de peer review.

A FLORAM não exige estritamente o duplo anonimato no peer review, mas estimula a manutenção do anonimato entre autor e revisor quando possível. Dessa forma, documentos e informações apresentados pelos autores no momento de submissão não devem conter informações que permitam a sua identificação, tais como: nomes, instituições, agradecimentos e informações acerca de financiamento. Todas essas informações devem ser informadas dentro dos campos pertinentes do sistema ScholarONE, no ato da submissão.

Como uma forma de abertura do processo de avaliação, a FLORAM sempre publica, no artigo, o nome do Editor Associado responsável pela condução do peer review. A revista se coloca aberta para discutir opções avançadas de abertura, e pede ao autor que se manifeste quanto a essas possibilidades ao preencher o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta.  Essas opções incluem permitir o diálogo direto entre revisor e autor, com abertura ou não das identidades, e publicar os pareceres de aprovação de artigos, com ou sem a identificação dos pareceristas.

A meta da FLORAM é realizar a avaliação de seus artigos em um prazo de 6 meses. Os autores poderão acompanhar a situação dos manuscritos diretamente através do sistema ScholarOne, na aba “Author”, em “Submitted Manuscripts”. Os diferentes status dos manuscritos, seguindo a ordem do processo de avaliação, são:

Awaiting Admin Processing: indica que o artigo aguarda a realização da avaliação de normas (ver item “Avaliação de Normas”) pela Secretaria Editorial.

Awaiting AE Assignment: o artigo foi aprovado na etapa anterior e aguarda a indicação de um Editor Asssociado (AE) pelo Editor Chefe.

Awaiting Reviewer Selection: o artigo já foi encaminhado para o Editor Associado e aguarda a escolha de revisores por ele.

Awaiting Reviewer Invitation: nesta etapa, o Editor Associado deve convidar revisores para avaliar o artigo, dentre aqueles escolhidos na etapa anterior.

Awaiting Reviewer Assignment: indica que já foram enviados convites para revisores, mas que estes ainda não responderam. Havendo recusa nos convites, é possível que a avaliação retorne para a etapa anterior.

- Awaiting Reviewer Scores: indica que os revisores que aceitaram os convites ainda não enviaram suas recomendações.

Awaiting AE Recommendation: o artigo recebeu a quantidade de pareceres desejada pelo Editor Associado. Para prosseguir na avaliação, o Editor Associado deverá fazer sua recomendação e enviar o artigo ao Editor Chefe.

Awaiting EIC Decision: implica que a decisão final do Editor Chefe ainda não foi emitida. Este status é mostrado para todos os artigos que ainda não receberam a decisão final, independente da fase de avaliação. 

Dados abertos

Os manuscritos submetidos na FLORAM devem vir acompanhados de uma declaração de disponibilidade dos dados usados e gerados na pesquisa subjacentes aos textos.

Um conjunto de dados de pesquisa (dataset) é uma coleção estruturada de informações (dados numéricos, textos, programas de computador, imagens, áudios, vídeos, etc.) que estão associados a uma pesquisa e representam todo tipo de dado que subsidie o documento submetido ou aprovado para publicação. Assim, o conjunto de dados facilita a avaliação da pesquisa, a reprodução de seus resultados e a reutilização de seus dados.

A declaração de disponibilidade de dados é publicada junto ao artigo, no campo “Disponibilidade de dados”. Autores devem declarar a disponibilidade de dados em uma dentre as três formas possíveis:

1) Os dados estão disponíveis em um repositório. Nesse caso, autores devem fornecer, no momento da submissão, endereço URL do conjunto de dados;

2) Afirmação que todos os dados estão disponíveis na publicação;

3) Indicação que os dados devem ser solicitados ao autor correspondente.

A opção 1 é a forma de disponibilização de dados almejada pela revista enquanto as opções 2 e 3 estão sujeitas à análise e aprovação pelo Corpo Editorial. A Opção 3 é aceita apenas nos casos em que há restrição de caráter ético, segurança ou financeira, cuja justificativa deverá constar no Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta.

A forma escolhida pelos autores será informada, no artigo publicado, no campo “Disponibilidade de dados”. Recomendamos o uso do repositório SciELO Data para depósito dos dados de pesquisa, mas apoiamos o uso de outros repositórios, desde que forneçam o DOI e tenham um modelo de acesso aberto ao público. Ao criar um conjunto de dados referente a sua pesquisa, o autor deve observar as boas práticas continas no Guia de citação de dados de pesquisa do SciELO.

Cobrança de Taxas

Todos os artigos submetidos na FLORAM são avaliados sem a cobrança de taxas. Porém, para que o artigo aceito seja publicado, será necessário que os autores façam o pagamento da taxa de processamento editorial (article processing charge, APC) diretamente ao SciELO. Todos os detalhes serão informados juntamente com a carta de aceite do artigo. O pagamento só deverá ser realizado diretamente para a empresa prestadora dos serviços.

A taxa de processamento editorial é de R$ 500, 00 (quinhentos reais) para pagamentos realizados no Brasil, e de US$ 150,00 (Cento e cinquenta dólares americanos) para pagamentos realizados no exterior. O APC é inteiramente utilizado para subsidiar os custos operacionais do periódico e é cobrado para todos os artigos aceitos, não havendo políticas para concessão de isenções ou descontos dessa taxa.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

A FLORAM mantém seu compromisso em buscar elevados padrões de ética editorial e científica e em exigir um alto nível de integridade das pesquisas que publica.

As críticas ou reclamações referentes ao processo de avaliação, à integridade dos artigos publicados ou à ética dos autores, dos revisores ou dos editores devem ser remetidas à Secretaria Editorial para averiguação imediata pelo Editor Chefe.

Os procedimentos para identificação e tomada de decisão sobre más condutas segue o modelo proposto pelo Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica do SciELO. Erros ou falhas em um manuscrito publicado, desde que não originados de má conduta, ensejarão a publicação de uma errata, cujo custo deverá ser arcado pelos autores. A má conduta identificada em um manuscrito publicado, ensejará na retratação parcial ou total do trabalho, a depender do grau de dano causado à integridade da pesquisa em decorrência da conduta.

Política sobre Conflito de Interesses

Em um periódico científico, o interesse público, caracterizado pela busca por uma ciência íntegra e transparente, sempre deve se sobrepor a qualquer outro interesse conflitante. O processo de submissão de um artigo deve preferivelmente antecipar todos os possíveis interesses pessoais, comerciais, políticos, acadêmico, financeiros ou ideológicos que possam conflitar com a integridade do processo de avaliação. Esses conflitos, que podem ser explícitos ou não, podem envolver cada um dos três atores do peer review: autores, revisores e editores.

Conflitos de interesse podem ser graves, podendo causar a perda de toda a confiança na pesquisa, e podem ser leves. Um claro exemplo de conflito de interesse grave é a participação de um dos autores como revisor ou editor no peer review de seu próprio trabalho. Um bom exemplo de conflito de interesse leve é o fato de uma dada pesquisa ser financiada por uma dada instituição com propósitos alheios aos resultados alcançados. O conflito de interesse leve pode ser considerado admissível pelo Corpo Editorial, mas apenas se for devidamente divulgado junto com o artigo no momento da publicação.

O manejo de conflito de interesses na FLORAM se faz por meio das seguintes regras:

Os autores são responsáveis pelo manuscrito submetido, cujo conteúdo foi devidamente aprovado por cada um deles. A submissão de um artigo na FLORAM implica que ele não foi publicado anteriormente em formato definitivo e que não está sob avaliação para publicação em qualquer outro periódico.

Os autores devem, no momento da submissão, declarar ao Corpo Editorial todo e qualquer conflito que possa ter influenciado o trabalho.

Os autores devem utilizar a seção Acknowledgments para formalizar a gratidão, reconhecer as contribuições de terceiros e, principalmente, divulgar potenciais conflitos de interesse, tais como fontes e financiamento. A seção Acknowledgments é publicada no corpo do artigo e seu conteúdo é informado em momento específico da submissão, não devendo ser inserido diretamente no manuscrito a ser submetido.

O autor não deve indicar pessoas de seu círculo pessoal ou profissional como revisores para o peer review de seu manuscrito. Espera-se que nenhum revisor indicado pertença à mesma instituição de algum dos autores.

Os revisores devem divulgar aos editores todo e qualquer conflito de interesse descoberto na fase de avaliação. Espera-se que o revisor recuse o convite da revista quando constatado algum conflito de interesse capaz de interferir no julgamento do trabalho.

Os editores, similarmente, devem divulgar ao Editor Chefe todo e qualquer conflito de interesse descoberto na fase de avaliação. Espera-se que o editor solicite a transferência do artigo para outro editor quando constatado algum conflito de interesse capaz de interferir no julgamento do trabalho.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

FLORAM faz uso do sistema Crossref Similarity Check para verificação de similaridade. A verificação é feita pelo Editor Chefe após conclusão favorável do peer review. A revista não adota um percentual de similaridade arbitrário, mas avalia qualitativamente os conflitos detectados. Aceita-se um maior percentual de similaridade nos casos em que o artigo é derivado de Dissertação ou Tese. Se o Editor Chefe julgar similaridade excessivamente elevada, ainda que decorrente de autoplágio, o artigo poderá ser recusado.

Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial

Todo conteúdo gerado por Inteligência Artificial (IA) deve ser minuciosamente supervisionado e aprovado pelos autores, que são responsáveis pelo conteúdo do trabalho, mesmo quando originado de IAs. O autor que optar pelo uso de IAs deverá detalhar, na seção Material e Métodos, quais ferramentas foram utilizadas e os momentos em que estas foram aplicadas.

Como regra geral, FLORAM permite a utilização de Inteligência Artificial (IA) como ferramenta, desde que limitada a auxiliar o pesquisador/autor, mas nunca para substitui-lo. O Corpo Editorial é o árbitro final para determinar se houve excessos no uso de tal ferramenta.

Editores e revisores também podem utilizar IAs como ferramentas para auxiliar a avaliação do manuscrito, mas jamais para substituir o olhar crítico e científico de quem avalia. Os usos são diversos e incluem detecção de plágio, de inconsistências nas referencias e até mesmo de inconsistências decorrentes do emprego de IAs por autores.

Quando o manuscrito não for um preprint, editores e revisores não devem submeter o manuscrito a serviços que possam causar o vazamento de identidades e conteúdo. Editores e revisores que optarem pelo uso de IAs, devem sempre declarar esse uso em seus pareceres.

Questões de Sexo e Gênero

Pesquisas que abordagem sexo ou gênero no desenho do estudo deverão utilizar tais palavras conforme as definições recomendadas pelas diretrizes SAGER (Sex and Gender Equity in Research). Além disso, FLORAM apoia a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Comitê de Ética

Todas as pesquisas envolvendo seres humanos, individual ou coletivamente, em sua totalidade ou em partes, de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de dados, informações ou materiais biológicos, devem respeitar todas as diretrizes e normas regulamentadoras, referentes ao assunto, exigidas no país de desenvolvimento da pesquisa.

A pesquisa deve informar que houve anuência do participante, ou seja, os participantes foram esclarecidos sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa lhes acarretar, na medida de sua compreensão e respeitadas em suas singularidades.

Todos os manuscritos que contenham envolvimento de seres humanos ou animais devem conter, na metodologia o número da aprovação do comitê de ética da instituição responsável.

Direitos Autorais

Autores de artigos publicados pela Floresta e Ambiente mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação sob a Licença CC BY 4.0.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Responsabilidade do site:

Floresta e Ambiente reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ortográficas e gramaticais nas publicações originais, a fim de manter o padrão culto do idioma e respeitando o estilo dos autores.

Responsabilidade do autor:

Autores de artigos publicados pela Floresta e Ambiente mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

A Floresta e Ambiente encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

Patrocinadores e Agências de Fomento

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia - CNPq
  • Ministério da Educação
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Instruções aos autores

Tipos de documentos aceitos

São aceitas as submissões dos seguintes tipos de documentos:

Artigos de Pesquisa: são trabalhos cujos resultados decorreram de informações concretas de dados obtidos experimentalmente ou coletados da literatura ou de outras fontes fidedignas.

Artigo de Revisão: As submissões de artigo de revisão só serão aceitas mediante convite do conselho Editorial. Estes são considerados artigos de conteúdo especial cuja relevância se enquadra na necessidade de base literária completa de um determinado tema.

Comunicação Curta: são artigos que descrevem um evento de caráter inovador e de suma importância para a Ciência Florestal. Deve ser redigida de modo claro focalizando diretamente os resultados e/ou propostas originais. Espera-se que as Comunicações Curtas contenham importantes contribuições para a comunidade científica.

Aos artigos aceitos para publicação. conforme procedimento de avaliação previamente descrito, será gerado e atribuído o DOI.

Idioma

O manuscrito deve ser escrito em inglês, com grande cuidado acerca de sua objetividade, clareza e concisão. Os autores são responsáveis por garantir que o artigo foi revisado ou traduzido por nativos do idioma Inglês ou profissionais com conhecimento sólido da língua. Isso deverá ser confirmado por meio de um documento de caráter declaratório, que deverá ser anexado no momento da submissão (Ver seção Documentos Suplementares Obrigatórios).

O documento declaratório deverá conter o título do manuscrito, o tipo de serviço (tradução ou revisão) e o nome e assinatura do responsável (empresa ou pessoa física). Caso o tradutor/revisor seja uma pessoa física, a declaração também deverá detalhar suas credenciais (ex: certificação/experiência adquirida junto a Instituições de Ensino e/ou detalhamento de residência em países nativos da língua inglesa) e deverá ser assinada à mão. Em caso de problemas de linguagem serem detectados durante a avaliação do artigo, uma taxa de revisão de linguagem poderá ser cobrada dos autores, após o aceite do artigo.

Contribuição dos Autores

Durante a submissão no sistema ScholarONE, os autores deverão discriminar, a contribuição de cada autor segundo o sistema CRediT. Este sistema abrange 14 diferentes áreas de contribuição (Ex: Conceitualização; Curadoria dos dados; Supervisão) e três níveis de contribuição (Líder, Igual ou Apoio). Autores podem ter quantas áreas de contribuições forem necessárias.

Durante a submissão, as contribuições de cada autor devem ser fornecidas no próprio sistema de submissão, sendo desnecessário o envio de documentos para essa finalidade.

As informações referentes à contribuição dos autores são publicadas junto ao artigo.

Dada a importância, recomenda-se que essas informações sejam preenchidas de forma criteriosa e detalhada. FLORAM recomenda que a autoria de um dado trabalho seja creditada apenas a quem de fato tenha contribuído substancialmente para a pesquisa. Contribuições menores, que não justificam o enquadramento como autor, devem ser reconhecidas na seção “Acknowledgements”.

Como todos os autores devem ter aprovado o conteúdo do manuscrito previamente a submissão, é obrigatório que todos contenham a contribuição Writing – review & editing.

Após a submissão, é vedada a inclusão ou remoção de autores. Caso necessário, a avaliação do artigo será cancelada e uma nova submissão será necessária. Após a submissão, a alteração da ordem dos autores somente será aceita sob a devida justificativa e a critério de aprovação do Editor Chefe.

Preparação do Manuscrito

Os manuscritos devem ser editados em Microsoft Office Word com fonte Times New Roman, cor preta, tamanho 12, espaçamento duplo e com linhas e páginas numeradas. Artigos de pesquisa devem conter no máximo 4000 palavras; Artigos de Revisão, 6000; e Comunicação Curta, 1200 palavras. São excluídas da contabilização de palavras todos os títulos e conteúdo de Figuras e Tabelas e toda a seção Referências.

Os nomes dos autores, filiação, endereço de e-mail, agradecimentos ou fonte de financiamento no artigo não devem constar no manuscrito. O corpo do manuscrito não deverá conter Agradecimentos ou item similar. Todas essas informações serão coletadas separadamente durante a submissão.

No momento da submissão os autores deverão enviar uma Carta de Apresentação ao Editor Chefe. Recomendamos que a carta explicite a anuência de todos os autores quanto a submissão, a concordância com as normas da revista, uma síntese do trabalho submetido e o alinhamento da pesquisa com o escopo da revista.

Formato de Envio dos Artigos

Todo manuscrito será composto por uma página inicial, contendo Título, Resumo e Palavras-chave, seguido pelo corpo do manuscrito estruturado de acordo com seu tipo, Artigo de pesquisa, Artigo de Revisão ou Comunicação Curta.

  • Título: Deve conter no máximo 16 palavras. Deve ser conciso, despertar o interesse no leitor, destacar a importância da pesquisa e indicar o assunto central.
  • Resumo: Deve conter no mínimo 40 e no máximo 150 palavras.
  • Palavras-chave: Deve conter entre três e cinco palavras-chave. Constituem uma importante ferramenta de auxílio na busca do manuscrito junto a indexadores e mecanismos de busca. Portanto, devem ser escolhidas palavras-chave que melhor sintetizem os tópicos mais importantes do manuscrito. Palavras-chave podem ser sinônimos de palavras altamente relevantes para o trabalho e podem ser compostas por até quatro palavras.
  • Estrutura: Introdução e Objetivos; Material e Métodos; Resultados e Discussão (podendo ser em itens separados); Conclusões; e Referências Bibliográficas. Excepcionalmente, a Comunicação Curta a deve ser escrita em texto único, colocando-se em notas detalhes técnicos e outros comentários relevantes.

Os seguintes itens deverão ser informados no sistema de submissão e não devem constar no corpo do manuscrito:

  • Nome dos autores
  • Instituições de autores
  • ORCID dos autores
  • E-mail do autor de contato
  • Financiamento
  • Agradecimentos

Figuras, Tabelas, Equações e Unidades De Medidas

Figuras e Tabelas devem estar inseridas no corpo do manuscrito e estão limitadas a 10 (dez) no conjunto, para Artigos de Pesquisa e Artigos de Revisão, e 5 (cinco) no conjunto, para Comunicação Curta.  

Figuras: Devem ser apresentadas com resolução acima de 300 dpi. Títulos de Figuras devem estar posicionados abaixo da figura. Aqui incluem-se gráficos, fotografias (nítidas e com contraste), desenhos, etc. Todas as figuras devem estar citadas no texto e inseridas no interior do manuscrito, próximo ao local em que são citadas. Recomendamos que as Figuras também sejam inseridas no sistema ScholarOne separadamente e em sua forma original (.jpeg, .png, etc).

Tabelas: Devem ser enviadas em formato editável. Títulos de Tabelas devem estar posicionados acima das Tabelas. Todas as tabelas devem estar citadas no texto e inseridas no interior do manuscrito, próximo ao local em que são citadas.

Equações: Devem ser numeradas e citadas no texto. As equações devem estar em formato editável. Não serão aceitas equações em formato de figuras.

Unidades de medidas: Devem ser apresentadas conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI).

OBS: Os autores que incluírem figuras, tabelas ou textos que já tenham sido publicados, terão que obrigatoriamente citar a fonte e o ano deles. Todo o material sem essa citação será assumido como sendo dos autores.

Citações e Referências

FLORAM adota o sistema de citação autor-data e o sistema Vancouver de formatação de referências.

Citações devem seguir o seguinte formato:

Um autor: Gottlieb (1996) ou (Gottlieb, 1996)

Dois autores: Stell & Torres (1989) ou (Stell & Torres, 1989)

Mais de dois autores: Valle et al. (1998) ou (Valle et al., 1998)

As referências devem ser constituídas preferencialmente por artigos científicos publicados em periódicos. Recomenda-se fortemente o emprego de artigos científicos em, pelo menos, 90% do total de citações.

As referências devem ser preferencialmente atuais. Recomenda-se fortemente o emprego de referências com menos de 5 anos de publicação em, pelo menos, 50% do total de citações.

Para a FLORAM, o mérito e a qualidade científica de um manuscrito estão fortemente atrelados à qualidade de suas referências. Artigos submetidos que não atendam as recomendações acima poderão a qualquer tempo serem rejeitados.

As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética.

Para obras com mais de 6 autores apresentar os nomes dos 6 primeiros seguidos da expressão et al.  Ex: Mattos ADM, Jacovine LAG, Valverde SR, Agostinho LS, Silva ML, Lima, JE et al.

A estrutura das referências deve seguir os exemplos abaixo:

Livros e folhetos

Harborne JB. Introduction to ecological biochemistry. 3rd ed. London: Academic Press; 1988.

Capítulo de livro

Kuiters AT, van Beckhoven K, Ernst WHO. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In: Fanta J, editor. Forest dynamics research in Western and Central Europe. Wageningen: Pudoc; 1986.

Artigos publicados em revistas científicas

Latorraca JVF, Albuquerque CEC. Efeito do rápido crescimento sobre as propriedades da madeira. Floresta e Ambiente 2000; 7(1): 279-291.

Artigos aceitos para publicação

Almeida MV. Qualidade da madeira de E. urophylla da região de Seropédica – RJ. Floresta e Ambiente. In press.

Santana R. Effect of the fost growth on the wood. Floresta e Ambiente. In press.

Referências legislativas

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Portaria n. 187, de 16 de setembro de 1998. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF (1998 set. 24); Sec. 2: 8301-8302.

Documentos eletrônicos

Bellato MA, Fontana DC. El niño e a agricultura da região Sul do Brasil. [cited 2001 abr. 6]. Available from: http://www.cntp.embrapa.br/agromet/elnino2.

Normas técnicas

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR-6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro; 2000.

Patentes

Nogueira MM. Branqueamento de celulose kraft através de oxigênio. BR. n. MT023467. 1978 maio 31.

Casa Erlan Ltda, Silva MA. Embalagens especiais. BR n. DT456345. 1990 out. 12.

Traduções

Willeitner H. Proteção florestal. Trad. M Peixoto. São Paulo: Nova; 1985. Original em inglês.

Dissertações e teses

Paiva SR. Aspectos da biologia celular e molecular de espécies de Plumbaginaceae [dissertação]. Rio de Janeiro: Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1999.

Brito EO. Produção de chapas de partículas de madeira a partir de maravalhas de Pinus elliottii Engelm. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil [tese]. Curitiba: Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná; 1995.

Dados de pesquisa

Williamson, G. Forest Management Analysis - Large Code and Data [dataset]. 1 Jul. 2021. figshare. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.14676048.v1

Submissão, Upload e Designação de arquivos

A submissão dos artigos deve ser feita exclusivamente via sistema de submissão (ScholarOne), de acesso disponível nos sites www.floram.org  ou www.scielo.br/j/floram/ ou diretamente através do link https://mc04.manuscriptcentral.com/floram-scielo. O autor que realizar a submissão, obrigatoriamente, deverá ter um Orcid ID devidamente vinculado à sua conta ScholarOne.

Depois de concluída a submissão, o manuscrito receberá um número identificador (ID) (ex.: FLORAM-2018-0001), que poderá ser acrescido de um “Rx” ao final, dependendo da rodada de avaliação do artigo. É essencial que os autores informem o ID dos manuscritos nos contatos e nas consultas feitas com a Secretaria da FLORAM.

Durante a submissão, as informações inseridas serão salvas, mesmo que a submissão não tenha sido concluída. Os manuscritos cujas submissões foram iniciadas, mas não concluídas, ou que retornaram aos autores devido a inconformidades com as nomas de submissão, apresentam a palavra “draft” em seu ID. Isto indica que o manuscrito está em formato de rascunho e ainda não foi submetido para avaliação.

No sistema ScholarONE, os autores poderão fazer o upload do manuscrito e de todos os demais arquivos opcionais ou obrigatórios (ver seção Documentos Suplementares Obrigatórios). Todos os arquivos enviados devem receber a correta designação. O manuscrito, já contendo todas as figuras e tabelas, deverá ser designado como “Main Document”.

Os autores podem enviar arquivos suplementares para a apreciação dos Editores e dos Revisores, como, por exemplo, a base de dados usada no trabalho. Estes arquivos devem ser designados como “Supplemental files for review”. Todos os arquivos designados desta forma devem estar isentos de quaisquer informações que possam comprometer o duplo anonimato do peer review. Caso um documento não deva ser acessível a revisores, como a Declaração de tradução/revisão, o mesmo deverá ser designado como um “Supplemental files not for review”.

Arquivos suplementares podem ser publicados junto ao artigo, na forma de links, como anexo ou apêndice. Para isto, é necessário que o arquivo suplementar seja citado no corpo do manuscrito. Figuras e Tabelas submetidas como arquivo suplementar devem ser enumeradas com um “S” antecedendo o numeral (Ex: Figura S1, Tabela S1). O arquivo suplementar a ser publicado não deve ser inserido no corpo do manuscrito, mas submetido separadamente no sistema como um “Supplemental files for review”. Arquivos submetidos como “Supplemental files not for review” não serão publicados junto ao artigo. Quando o manuscrito for publicado, os arquivos suplementares poderão ser acessados por meio de links disponíveis no corpo do manuscrito.

Documentos Suplementares Obrigatórios

Os seguintes documentos suplementares devem ser obrigatoriamente enviados no momento da submissão:

  • Declaração de tradução/revisão: inserido no sistema como um “Supplemental files not for review”. Para mais detalhes, conferir a seção Idiomas;
  • Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta: que deve ser devidamente preenchido e inserido no sistema como um “Supplemental files for review”;

Para ressubmissão, são obrigatórios o envio dos seguintes documentos suplementares:

  • Carta de Resposta (Author’s Response): deve abordar, ponto a ponto, cada sugestão/consideração feitas pelos revisores e editores. Os autores devem detalhar quais as alterações foram feitas e informar o local dessas alterações (página e linha) no manuscrito alterado. Caso existam sugestões/considerações não acatadas pelos autores, as devidas justificativas deverão ser apresentadas. Durante a submissão, os autores podem enviar a Carta de resposta de duas formas: 1) fazer um upload da Carta de Resposta como um arquivo Word, ou 2) preencher o campo “Your Response”.
  • Cópia extra do manuscrito com destaque de alterações: deve ser uma versão idêntica ao manuscrito submetido, mas contendo todos os trechos alterados destacados. O destaque deverá ser feito usando realce de fundo em cor amarelo ou com o modo de Controle de Revisões do Word. Assim como a versão original do manuscrito, a versão extra também deve ser designada como um “Main document” durante o envio (upload).

Declaração de Financiamento

Durante a submissão, os autores deverão divulgar todas as informações pertinentes ao financiamento da pesquisa e existência de fontes de apoio do trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.


Links:

Sistema de Submissão:
https://mc04.manuscriptcentral.com/floram-scielo

FLORAM

Share this page
Page Sections